7 º primavera nos  museys      7ª PRIMAVERA DOS MUSEUS – MUSEU, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O Coletivo Kurima,  realizará  o 2º CAFÉ NDIMBA (CANTADOR), sendo um dos organizadores  dos Cafés Culturas promovidos pela SeCult, neste café cultural, estaremos na agenda  da 7ª Primavera dos Museus, com de temática Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, a convite do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE)/UFSC, onde faremos o encerramento deste importante evento nacional.

Destacando neste evento, a suma importância do Conhecimento, do Resgate, da Memória e da Presença da Cultura Afro-brasileira no campus universitário e na UFSC.

Programação do Coletivo Kurima , no  MARquE

23 à 27 de setembro.

– Exposição Fotográfica do Coletivo Kurima

 

27/09  (sexta)

Café Ndimba

“CANTOS AFROBRASILEIROS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM A CULTURA BANTO”

– Exposição Fotográfica do Coletivo Kurima, Música, Performances, Intervenções e Roda de Conversa.

– Participações Artísticas: Vozes de Zambi, Grupo Samba 7, Grupo de Mulheres do Afoxé

– Exibição de videos e trechos do filme: Terra Deu Terra Come (2010) .

Coffee Break

Saiba mais sobre o Café Ndimba:

O Café Ndimba, palavra do kimbundo que significa “Cantador”, extraída do dialeto crioulo falado em quilombos de São João da Chapada /MG (de origens banto), local de pesquisas do Projeto Vozes de Zambi, apoiado pelo Coletivo Kurima, é um nome que agrega características importantes na história, proposta e atuações do coletivo. Nosso café cantador deseja que assim como o cantar é um prazer para muitos, em nossos encontros mensais, desfrutemos de mais momentos de arte, cultura e lazer numa sexta-feira digna de tal deleite. Com um tema de arte ou cultura negra a ser abordado e a apresentação da modalidade; teremos diálogos, movimentos, com roda musical e uma vela que definirá o tempo do encontro, que chegará ao final quando a vela acabar.

O coletivo inspirou-se em algumas das nuances, da bela manifestação cultural paulistana: “O Samba da Vela”, que propõe aos participantes preservarem a tradição do samba e tem a vela para cronometrar o tempo do encontro.

Com o Café Ndimba ampliamos um pouco a proposta, para a criação de um espaço de manifestação artístico cultural, experimentações, exposições de produções acadêmicas e populares; que preservem, valorizem, visibilizem a arte e cultura negra, motivando a sua manifestação prazerosa em espaços diferenciados informais, com mais interação dos participantes. Buscando mantê-la presente, fortalecendo e estimulando reflexões, trocas de saberes e conhecimentos no meio acadêmico e sociedade externa; aproximando-os mais da diversidade artístico cultural afrobrasileira, africana e das diásporas africanas.

Quando? Onde?

Dia: 27/09 (sexta)
Horário: 20h
Local :  Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) Professor Oswaldo Rodrigues Cabral/UFSC
Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Trindade – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
Quanto: Gratuito

Parceria Cine Paredão – Apoio COPPIR, MArquE, UFSC.

Informações:

https://coletivokurima.wordpress.com

Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / (48) 3721-2376 / 3721-8304  /  E-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Membros da Comissão Coletivo Kurima:

Guilherme Andrade dos Santos – Direito – (48) 8432-1780

Roberta Lira – Artes Cênicas – (48) 9914-2493

Cher Lopes – Arquitetura – (48) 9924-7760

Josiane Martins Gonçalves – Direito – (48) 9965-9076

Renata Lima – Psicologia – (48) 9909-2212

Anúncios